NOTA DE PESAR DE ARI URU-EU-WAU-WAU

Nota de pesar e pedido por medidas urgentes

A Associação de Defesa Etnoambiental – Kanindé, junto com a Associação do Povo Indígena Uru-Eu-Wau-Wau – Jupaú, vimos através desta, com imenso pesar, informar o falecimento do indígena Ari Uru-Eu-Wau-Wau. Lamentamos profundamente a morte de Ari e denunciamos a falta de fiscalização e a dificuldade enfrentada pelo povo e pela Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau.

Ari era professor na aldeia 621, com 33 anos, e foi encontrado morto na manhã do dia 18 de abril de 2020, assassinado com aproximadamente quatro golpes na cabeça.

A Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau vem sofrendo com pressões e invasões de grileiros, garimpeiros e madeireiros que ameaçam a vida dos indígenas. Tais fatos vinham sendo reiteradamente denunciados aos órgãos competentes, mas nenhuma providência foi tomada.

Com a ameaça da pandemia do COVID-19, aumentou-se a necessidade de proteção das Terras Indígenas, agora também por uma questão de saúde pública, no entanto, na contramão disto, ficou ainda mais escassa a fiscalização das Terras Indígenas, deixando assim os indígenas desprotegidos.

O Governo atual traz a política da morte, uma política genocida que atenta contra a vida dos povos indígenas. São necessárias medidas urgentes que tirem os invasores das terras indígenas e efetuem uma política de proteção a vida dos povos originários.

Exigimos respostas dos órgãos competentes. Exigimos fiscalização. Exigimos respeito à vida dos indígenas.

QUEM MATOU ARI URU-EU-WAU-WAU?

POR QUE ARI FOI MORTO?

POR QUE NÃO ESTÃO FISCALIZANDO AS TERRAS INDÍGENAS?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts recentes

Intercâmbio reúne 21 povos e fortalece monitoramento territorial indígena

Representantes de 21 povos se reuniram em Rondônia para troca de experiências em monitoramento territorial…

Emergência Climática: Conferência Livre Reúne Sociedade Civil em Porto Velho

Por Ana Laura Gomes     Com o tema “Emergência Climática: O Desafio da Transformação…

Encontro reúne mais de 100 jovens indígenas em Porto Velho

Por Ana Laura Gomes . Entre os dias 12 e 15 de janeiro, Porto Velho…