Povo Juma

Os Juma são falantes da língua tupi Kagwahiwa e atualmente são apenas 5 pessoas (04 mulheres e 01 homem).
As primeiras referencias sobre este povo datam de 1750 na região do Rio Madeira e Tapajós, e em 1948 vários grupos de regionais invadiram a aldeia Juma e quase os levaram a extinção.
Relata-se que em 1964 houve uma expedição punitiva que massacrou um grupo de Juma, conforme relato abaixo:
“De um massacre numa maloca, no Içuã, sobraram apenas duas meninas. Levadas a Canutama onde foram adotadas por Benedito dos Santos Pereira, logo morreram. Em outras malocas não se teve piedade: os assaltantes jogavam crianças ao ar para depois espetá-las na ponta do terçado; muitas foram jogadas na água, onde morreram. Várias expedições punitivas foram feitas contra os índios. Mas, mesmo com a ameaça de extermínio, não se entregaram. O massacre definitivo aconteceu em 1964, no igarapé da Onça. O acusado deste crime é Orlando França. Os sobreviventes retiraram-se para o igarapé Joari, afluente do Içuã” (Kroemer, 1985:98-99).
Os sete sobreviventes permaneceram em suas terras, já sem representar qualquer perigo aos invasores e responsáveis pelo etnocídio, que ainda hoje vivem na região. Dos setes restam apenas 5 sobreviventes, que vivem na Terra Indigena uru-eu-wau-wau casados com os Jupaú.
Na comemoração dos 20 anos da Kanindé, em uma ação conjunta com a FUNAI, os Juma estão retomando seu território, levando a Terra Indigena Juma seus filhos que são a certeza de que este povo permanecerá mantendo viva sua cultura.

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts recentes

Intercâmbio reúne 21 povos e fortalece monitoramento territorial indígena

Representantes de 21 povos se reuniram em Rondônia para troca de experiências em monitoramento territorial…

Emergência Climática: Conferência Livre Reúne Sociedade Civil em Porto Velho

Por Ana Laura Gomes     Com o tema “Emergência Climática: O Desafio da Transformação…

Encontro reúne mais de 100 jovens indígenas em Porto Velho

Por Ana Laura Gomes . Entre os dias 12 e 15 de janeiro, Porto Velho…