Festejo BeradeRO debate praticas ambientais na capital

O "Festejo BeradeRO – Biodiversidade Cultural" acontece nos dias 13 e 14 de Dezembro em Porto Velho. O evento é uma realização do Coletivo Cultura e Arte Organizando o Social, Rede Hip-Hop da Floresta e Associação Etnoambiental Kanindé. Em sua segunda edição, o projeto mantém a proposta de levar Consciência Ambiental através da Arte e da Cultura, sua programação GRATUITA, conta com intervenções, palestras, debates e apresentações artísticas.





O evento visa fomentar e qualificar o debate em torno das pautas ligadas ao meio ambiente, estimulando práticas sustentáveis de desenvolvimento econômico, social e ambiental, através de debates e palestras; além de agregar valor artístico com a realização de shows, intervenções poéticas, teatro, exibição de filmes e exposição fotográfica.



Este ano sua programação começa no dia 13 as 14h00, com Mostra Ambiental, Plantio Educativo e Palestra sobre Arborização para estudantes e educadores na Escola Municipal Flor do Piquiá em parceria com o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino – DADE/Semed.



Também no dia 13 as 20h00 acontece um Debate na Casa de Cultura Ivan Marrocos, que será transmitido ao vivo pelo canal na web “Pós-TV” da Rede Fora do Eixo. Entre os convidados estão, Ivaneide Bandeira (Fundadora da Kanindé), Almir Suruí (Liderança Indígena), Rudney Prado (Ativista Ambiental) e Edjales Benício (Secretário de Meio Ambiente de Porto Velho), para debater temas como Sustentabilidade, áreas Protegidas, Parque dos Beradeiros, Arborização e Cultura e Meio Ambiente.


Show com artistas



As apresentações artísticas acontecem no último dia de evento (14) a partir das 18h no Clube da OAB. A programação conta com a etapa Norte do Circuito Nacional de Batalha de Bboys “Manifesto”; Shows das bandas Malcriados, Beradelia, Sexytape e do Bonde Hip Hop de Porto Velho (RO), banda Fusca 69 de Ariquemes (RO) e Elisa Maia de Manaus (AM). O artista “GOG” rapper, escritor e um dos pioneiros do Movimento Hip Hop no Distrito Federal (BSB), finaliza a noite com seu show.



O Festejo BeradeRO faz parte de uma rede de festivais com uma proposta que vai além da difusão cultural e que integra a participação da população na tomada de decisões que envolvem a economia urbana preservando os recursos naturais, o correto ordenamento do território, a mobilidade urbana, o clima mundial, a conservação da biodiversidade, entre outros aspectos relevantes para o ser humano.



Um pouco sobre as Instituições realizadoras do Festejo



O Coletivo Cultura e Arte Organizando o Social, faz parte de uma rede de Rede de trabalho, colaborativa e distribuida, constituída por mais de 100 pontos presentes nos 26 estados do país, o Fora do Eixo. A rede vem desenvolvendo um trabalho em Rondônia, estimulando a criação de novos coletivos para o fomento e difusão da cadeia criativa cultural, gerando novos produtores e artístas. Além disso, funciona como um laboratório de construção e sistematização de tecnologias sociais, em áreas como a comunicação, financeiro, articulação e linguagens artísticas.



O Movimento Hip-Hop da Floresta é um movimento popular, contracultural, Socioambiental em defesa de uma sociedade Socialista e ecologicamente correta de fortalecimento da Identidade Amazônica. Uma referência para a juventude de Porto Velho e da Amazônia, o movimento fortalece as lutas de classes, direitos humanos, econômico, social e ambiental e contribui para construir auto-estima e empoderar a classe trabalhadora, defendendo e cooperando nas lutas dos povos indígenas e ribeirinhos.



Fundada em 15 de Novembro de 1992, por um grupo de pessoas que trabalhavam com o povo indígena Uru-eu-wau-wau e na defesa do meio ambiente em Rondônia, a Kanindé  se tornou uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP, sem fins lucrativos, que se destaca por suas ações de vigilância, fiscalização e diagnóstico etnoambiental participativo em terras indígenas. Em 2013 a Associação completa 21 anos de trabalhos desenvolvidos através de projetos que protegem a Amazônia e defendem os direitos Indígenas.

Fonte URL: http://www.imagemnews.com.br/noticias.asp?cd=26776

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts recentes

Intercâmbio reúne 21 povos e fortalece monitoramento territorial indígena

Representantes de 21 povos se reuniram em Rondônia para troca de experiências em monitoramento territorial…

Emergência Climática: Conferência Livre Reúne Sociedade Civil em Porto Velho

Por Ana Laura Gomes     Com o tema “Emergência Climática: O Desafio da Transformação…

Encontro reúne mais de 100 jovens indígenas em Porto Velho

Por Ana Laura Gomes . Entre os dias 12 e 15 de janeiro, Porto Velho…